O Modelo de comportamento de BJ Fogg

05 de agosto, 2025
10 minutos
Gabriel Estéfono
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O Modelo de comportamento de BJ Fogg

O modelo de BJ Fogg, também conhecido como o Modelo de Comportamento de Fogg (Fogg Behavior Model – FBM), é uma estrutura criada pelo pesquisador BJ Fogg da Universidade de Stanford para explicar como os comportamentos humanos são formados, especialmente no contexto de design de produtos, mudança de hábitos e persuasão digital.

🌟 A Fórmula do Modelo

O modelo diz que:

Um comportamento (B) acontecerá quando três elementos ocorrerem ao mesmo tempo:B = M A T
(Behavior = Motivation + Ability + Trigger)

Ou seja:

  • Motivação (M) – a vontade da pessoa de fazer algo.
  • Habilidade (A) – a capacidade da pessoa de fazer aquilo com facilidade.
  • Gatilho (T) – um estímulo que impulsiona a pessoa a agir naquele momento.

Se qualquer um desses elementos estiver ausente ou fraco, o comportamento não acontece.

🔍 Explicando Cada Elemento

1. Motivação

Refere-se ao quanto a pessoa quer fazer determinada ação. Pode vir de:

  • Prazer vs Dor
  • Esperança vs Medo
  • Aceitação social vs Rejeição
Ex: Se alguém está muito motivado a emagrecer, essa motivação pode impulsionar a adotar novos hábitos, mesmo que difíceis.

2. Habilidade

É o quão fácil é executar o comportamento. Mesmo com alta motivação, se a tarefa for muito difícil, a pessoa pode não agir.

Ex: Se um app de exercícios é confuso, a pessoa pode desistir, mesmo estando motivada.

3. Gatilho

É o lembrete, notificação ou estímulo que dá o empurrão final para que a pessoa aja naquele momento.

Ex: Uma notificação no celular dizendo "Hora de beber água" é um gatilho.

📈 Visual: Gráfico do Modelo

BJ Fogg representa isso em um gráfico com:

Fogg-Behavior-Model.webp 43.89 KB

  • Eixo X (horizontal): Habilidade (difícil → fácil)
  • Eixo Y (vertical): Motivação (baixa → alta)
  • Uma curva mostra a linha de ativação: se a combinação de motivação e habilidade está acima da linha, o gatilho funciona e o comportamento ocorre.

🧠 Exemplo Prático

Comportamento desejado: Alguém começar a usar um app de meditação.

  • Se a pessoa quer muito relaxar (alta motivação),
  • O app é simples e direto (alta habilidade),
  • E ela recebe uma notificação suave com um lembrete (gatilho),

➡️ O comportamento (usar o app) tem alta chance de acontecer.

Mas se:

  • Ela está estressada (alta motivação),
  • O app é confuso (baixa habilidade),
  • A notificação chega em momento ruim (gatilho fraco),

➡️ O comportamento provavelmente falha.

🧩 Aplicação prática

Esse modelo é muito usado em:

  • Design de produtos digitais (apps, sites)
  • Marketing
  • Formação de hábitos (como em apps de saúde ou produtividade)
  • Educação e aprendizado digital

✅ Resumo claro

Para alguém fazer algo, precisa:
  • Querer fazer (motivação),
  • Conseguir fazer com facilidade (habilidade),
  • Ser lembrado/impulsionado no momento certo (gatilho).

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Gabriel Estéfono

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